quarta-feira, 5 de março de 2014

Peças soltas: Tapete

Olá a todos, hoje é dia de peças soltas aqui no blogue e decidi falar-vos sobre um elemento decorativo de extrema importância, o tapete. Se vos parece simples e óbvia a escolha do tapete, digo-vos que esta é merecedora de alguma reflexão prévia, de modo a que o resultado final não seja irremediavelmente comprometido.

De facto, o tapete é a peça que acrescenta conforto, aconchego,  textura e, nalguns casos, padrão ao vosso espaço. Visualmete é ótimo para delimitar zonas, nomeadamente de estar, de refeições, de passagem.

Para sistematizar deixo-vos algumas dicas importantes a terem em conta aquando da escolha do vosso tapete:

- se colocarem mais do que um tapete na mesma divisão, o que acontece na maioria das nossas salas, pois o espaço é comum às areas de estar e jantar, embora os tapetes não careçam de ser iguais a vossa escolha deve recair sobre tapetes com o mesmo tipo de pêlo ou tonalidades de cor semalhantes, de modo a criar harmonia entre eles. Tapetes na mesma divisão não devem ser contrastantes. Por exemplo, imaginado que a vossa sala está decorada nas cores preto e branco, não devem colocar um tapete branco na sala de estar e um preto na sala de jantar, ou vice-versa,  é preferivel optarem por uma só cor ou por tapetes com padrão nessas cores.

- tapete liso ou com padrão? Depende! Depende da restante decoração e do ambiente que pretendem criar.
Se pretendem ambientes mais sóbrios, um tapete liso é sempre uma boa opção, além de que se adapta perfeitamente a mudanças na decoração. De igual modo, se a vossa divisão já tiver outros elementos com padrão forte, como papel de parede, almofadas ou outros estofos, devem optar por um tapete liso para suavizar e equilibrar o ambiente.




Se pelo contrário, pretendem uma decoração mais dinâmica ou todo o vosso espaço é monocromático, deverão apostar num tapete com padrão. Contudo, sejam cautelosos na esolha, prefiram um padrão intemporal, que facilmente se integre noutro espaço ou permita mudanças na decoração. As riscas são um bom exemplo disso e ainda crião a ilusão de maior comprimento ou largura do espaço.




- no que respeita à cor do vosso tapete, claro que se trata de uma questão de gosto pessoal, porém a escolha de cores neutras é quase sempre uma aposta ganha.  O tapete não tem que ter uma cor forte para ser um elemento de destaque na divisão, neste campo por vezes, "menos é mais"! Tendo em conta que a compra de um bom tapete representa uma bela fatia do vosso orçamento, a escolha deve ser ponderada, e quanto a isso lembrem-se que há cores que "passam de moda", já para não dizer que daqui a algum tempo quererão fazer um re-styling da vossa divisão e o tapete poderá ser um entrave! Tenham em mente que a cor deve estar presente em apontamentos decorativos que se trocam com mais facilidade e optem por escolher um tapete numa das cores neutras presentes no vosso espaço.

- a forma do vosso tapete não tem necessariamente que ser rectangular. Embora esta seja a forma padrão e contribua para o equilibrio do ambiente, há outras opções como tapetes redondos, ovais ou mesmo assimétricos. Eu gosto particularmente de tapetes redondos para desconstruir um pouco as decorações de linhas muitos rectas, contudo, estes não se adequam a todos os espaços. Podem colocá-los num hall, num espaço de refeição cuja mesa seja também redonda, sob um mesa de centro com lugares dispostos em volta, enfim as opções são limitadas mas este tapete resulta muito bem.






- a dimensão é um dos  aspecto mais importantes a ter em conta na escolha do vosso tapete, pois ele pode ser magnifico mas se tiver a dimensão errada o resultado pode ficar comprometido.
Na sala de jantar devem escolher um tapete suficientemente grande, de modo a que ao afastar as cadeiras para trás estas se mantenham em cima do tapete, em regra as medidas são 3mx2m para mesas de 6 a 8 pessoas e 4mx3m para mesas de 10 a12 pessoas.





Já na sala de estar podem optar por um tapete que emoldure todo o mobiliário ou um que acompanhe o sofá a todo o comprimento, neste caso o tapete deverá ficar cerca de 30cm por baixo do sofá. 







Quanto ao quarto, atualmente a tendência é a colocação de um só tapete que deverá ter, pelo menos,  mais um metro para além da largura da cama, ou seja 2,6 m para camas com 1,6m, ficando 50cm em cada lateral.





- por fim reflictam sobre a utilização do espaço onde vão colocar o vosso tapete. Se for um local de passagem, onde permanecem muito tempo ou ocupado por crianças, escolham um tapete com pouco pêlo e de fácil manutenção.


Espero que tenham gostado e vos ajude a seleccionar o tapete ideal para a vossa casa.

Obrigada pela vista de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

5 comentários:

  1. Olá Liliana! Excelente artigo... e excelente escolha de imagens!! Menina, o seu blog promete... Por mim já sou fã... e olhe que eu sou bem exigente:):):) Beijinhos! Manela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela! Muito obrigada! Sempre tão querida:)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Adorei Liliana! Informação muito útil e bem demonstrada!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso do post de hoje, concordo com tudo o que disse. Beijinhos
    J.B.

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Óptimo tema, gosto imenso de tapetes e faz-me sempre confusão quando vou a casas que não os têm... tenho a opinião que a sensação de conforto de uma casa passa essencialmente por tapetes e cortinados.
    Os esquemas que deu, dos tamanhos, são também bastante úteis e fico feliz por ver que mesmo sem os conhecer, coloquei correctamente os meus tapetes!
    Beijinhos

    ResponderEliminar