segunda-feira, 24 de março de 2014

Decorar a casa: quarto

Olá a todos, espero que tenham tido um óptimo fim de semana e que a semana que hoje começa seja igualmente agradável.

Hoje falar-vos-ei de uma divisão da casa mais íntima mas igualmente importante do ponto de vista decorativo, não fosse a zona privilegiada para o descanso, o quarto principal.

Claro que cada um de vós tem um estilo decorativo próprio, seja minimalista, contemporâneo, clássico ou outro, o que deveras importa é que o quarto seja para vós um refúgio, um espaço confortável e revitalizante.

Deste modo, deixo-vos hoje uma síntese dos aspectos mais relevantes a ter em conta na decoração do vosso quarto, relembrando que um bom planeamento inicial e o investimento nas peças certas é a chave para o sucesso do vosso projecto.

1. Esquema cromático

A palete de cores do quarto, tendo em conta que este se pretende uma zona de descanso, deve privilegiar tons claros e neutros na base, entre os brancos, cinzas e taupes. Para os que gostam de cor, podem e devem adicioná-la em apontamentos como almofadas, candeeiros, flores, entre outros objectos que se possam trocar facilmente. 



2. Cabeceira

A cabeceira ocupa um papel de destaque no quarto, em regra é para onde o nosso olhar se direcciona ao entrarmos num quarto, pelo que merece muita atenção.
O enfoque pode ser dado pela cabeceira da cama, propriamente dita, ou por outros elementos como espelhos, quadros, papel de parede... ou até mesmo uma janela, porque não? Não é muito comum colocar-se a cama em frente a uma janela, mas quando a dimensão do quarto o permitir é uma opção diferente e com um resultado fantástico!



A cabeceira da cama pode ser em madeira natural, lacada ou estofada. Quanto a mim prefiro a última opção, não apenas por razões estéticas, mas sobretudo pelo conforto que oferece. O tecido pode ser numa cor neutra ou, se gostarem de arrojar, podem optar por um tecido colorido ou com padrão, neste ultimo caso atentem à combinação que vos é possível fazer posteriormente com almofadas.





Outra alternativa de que gosto bastante, mas mais uma vez tem que ser tida em conta a dimensão do quarto são as camas com dossel! Acho-as lindas e românticas... embora dispense os véus que algumas têm, prefiro-as simples!



Se o orçamento for reduzido poderão substituir a cabeceira por papel de parede ou uma ilustração emoldurados à medida da cama.

3. Mesas de cabeceira

Poderão optar por colocar duas mesas de cabeceira iguais, e neste ponto a opção pela simetria é sempre uma aposta ganha, contudo conseguem-se excelentes resultados com mesas de cabeceira dissemelhantes... é uma questão de gosto pessoal!

Se necessitarem de arrumação,  não tiverem espaço para colocar uma cómoda ou simplesmente porque gostam e o espaço vos permite, coloquem pequenas cómodas ou um tocador em vez das mesas de cabeceira tradicionais.






Hoje em dia há mesas de diversos formatos e materiais, não têm, nem devem ir à loja comprar o conjunto de cama, mesas de cabeceira e cómoda com oferta de cadeira, não! Procurem a solução certa e criem um espaço personalizado!




4. Cortinas

Já sabem que as prefiro lisas e claras, a conferir privacidade sem impedir a entrada de luz natural, mas sobre este tema já falámos e podem relembrá-lo aqui.

5. Tapete

A colocação de tapetes no quarto é muito importante pelo acrescento de conforto que oferecem, poderão rever a forma correcta de os colocar aqui.

6. Colcha

Eu pessoalmente prefiro as brancas, mais uma vez... simplesmente porque gosto, e porque nos permite uma multiplicidade de cores e e padrões nas almofadas.

7. Iluminação

O quarto deve ter pelo menos três tipos de iluminação, a iluminação geral, a iluminação pontual nas mesas de cabeceira e a iluminação de leitura.

Na iluminação geral, de tecto, podem optar por um candeeiro que se destaque, tipo lustre, se o quarto tiver dimensões grandes, caso contrário optem por um candeeiro discreto ou por spots embutidos.
Os candeeiros de cabeceira podem ser iguais ou diferentes, dependendo vosso gosto. Se a restante decoração for simples podem arrojar e colocar abajours com padrão, mas atenção à cor que escolhem e que será reflectida. Na dúvida, optem por abajours brancos e  deixem a cor para a base do candeeiro.




Por fim, se tiverem hábitos de leitura, não se esqueçam de luz própria para o efeito, pois a dos candeeiros de cabeceira é, geralmente, insuficiente.

8.  Detalhes

- A colocação de almofadas, muitas de preferência, é um detalhe que proporciona conforto e aconchego, ao mesmo tempo que decora. Se a vossa base é neutra arrojem agora numa bonita combinado de almofadas.

- Independentemente do vosso estilo, decorem as vossas mesas de cabeceira com flores, velas, fotografias ou outros objectos da vossa preferência, lembrem-se que são as primeiras coisas quem vêm ao acordar e devem ser o prenúncio de um dia agradável.



- Se a dimensão do vosso quarto permitir criem uma zona de estar ou de leitura onde possam relaxar, ler um livro ou simplesmente alhear-se por uns instantes de tudo o que vos rodeia.



- Tv no quarto: sim ou não? Bem, sem grandes fundamentalismos eu prefiro não! Prezo o quarto para descansar, não necessito de ver tv para adormecer, até porque se isso acontece é porque o programa não é lá grande coisa! Mas se consideram a tv fundamental, coloquem-na discreta e comedidamente, pois não deve ser elemento de destaque num quarto!


Embora este tema tenha matéria para uma tese, considero ter abordado os aspectos principais, e deixo-vos com uma selecção de imagens que espero vos inspirem.















Gostaram?
Tem sugestões ou questões pessoais? Deixem um comentário, ou enviem e-mail para brancoasriscas.homedesign@gmail.com.

Obrigada pela vista de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

E não se esqueçam de visitar a nossa Home Boutique!






6 comentários:

  1. Olá, descobri há alguns dias o seu blog e tenho estado a inteirar-me é absolutamente viciante ver tantas imagens bonitas!!
    Um beijinho e continue a inspirar-nos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lucia! Seja muito bem-vinda, fico feliz que esteja a gostar :)
      Continue a passar por cá!
      Um beijinho para si também...

      Eliminar
  2. Estou absolutamente rendida ao seu blog! Um excelente artigo, bem escrito, com imagens detalhistas...Muito bom! Bjinho, Manuela

    ResponderEliminar
  3. olá boa noite. com tanta opção, se tivesse de escolher ia ver-me aflita. difícil excluir nesta paleta tão completa e apelativa. :)

    ResponderEliminar
  4. Que post fantástico Liliana!!! Amo as fotografias e as dicas são preciosas!! Parabéns :)

    Santi

    ResponderEliminar