quarta-feira, 19 de março de 2014

Homens gostam de decoração: sim ou não?

Olá a todos, sendo hoje dia do Pai, começo por felicitar todos aqueles que já foram congratulados com a graça de receber um filho nos braços. Desejo um dia muito feliz, repleto de partilha e afectos a todos os Pais, mas em particular ao meu querido Pai e ao meu querido marido e Pai da minha princesa.

Como não poderia deixar de ser, no dia de hoje, o post é dedicado sobretudo aos homens, não apenas aos que são pais, pois não quero excluir ninguém, mas a todos... pais, não pais e futuros pais... desde que gostem de decoração!

A questão que lanço é exactamente  essa: gostam ou não os homens de decoração de interiores?

É muito comum ouvir-se as mulheres comentar "o meu marido não liga nada à decoração da casa",  "tu é que sabes" ou "escolhe tu" quando se trata de comprar mobiliário ou peças decorativas, verdade?

Alguém comunga desta realidade?

Pois bem, mas será que podemos generalizar e rotular esta passividade e indiferença como uma característica do género masculino? Será que são apenas os homens  que não gostam de decoração, ou determinadas pessoas, independentemente do género que, fruto das suas vivências, pouco valorizam a estética do espaço onde vivem?

Se reflectirmos bem, o que nos/vos vem à cabeça ao idealizar um ambiente de traços masculinos?
Cores sóbrias, luxo, sofisticação, materiais nobres como madeira, pele, aço inox... certo? O que leva a crer que os homens que se interessam por decoração são tão ou mais exigentes do que o sexo oposto no que se refere a conforto e design de interiores.

Lançada a dúvida, deixo-vos com uma selecção de ambientes tipicamente masculinos, nalguns dos quais, digo-vos já, não me importava de viver.





















E então ladies and gentelman, o que acharam dos ambientes?
Quero saber o pensam sobre a questão: gostam ou não os homens de decoração?

Vá la leitores do sexo masculino, percam a timidez e digam também o que pensam! Eu sei que andam por aí!

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.



10 comentários:

  1. :)
    É bem verdade essa questão de que os homens acabam por ser mais requintados, se pensarmos nos materiais que tipicamente achamos que os homens gostam.
    Eu falo por mim e lá em casa partilhamos ambos o gosto pela decoração. Se eu venho com uma ideia o André vem com um detalhe!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Mas que boa selecção de imagens!!! E concordo consigo, adaptam-se perfeitamente ao universo feminino! Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
  3. A minha experiencia com um certo homem diz-me que ele nao gosta de decorar mas gosto de palpitar na decoraçao feita por mim. Ou seja, nao toma a iniciativa mas depois de feito gosta de ver se está bem e dar sugestoes de mudança. Acho que é um bom compromisso, convenhamos, será que as mulheres quereriam mesmo que os seus homens palpitassem em tudo lá por casa?! Arrisco-me a dizer que nao! Mas como tambem nao queremos pessoas indiferentes, é este o compromisso perfeito! Pelo menos no meu caso. E sim, ha aqui imagens lindas, e fortes, onde tambem me veria a viver. Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, a duvida não passa se os homens gosta de um local bem decorado mas, se gostam de decorar, isso não pode ser generalizado ao universo do sexo masculino. Eu, por exemplo, gosto muito de um espaço bem decorado mas, quando se trata de decorar deixo essa iniciativa para a minha querida esposa, que tem uma sensibilidade intrínseca às mulheres. Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Olá Liliana,
    Começo por lhe agradecer e retribuir a visita no Blog!
    Gostava ainda de mencionar que partilho da opinião do Ricardo. Das pessoas que conheço e da minha experiência nestas "andanças" da Decoração, maioritariamente os Homens gostam de ambientes bem decorados, contudo preferem que sejam as suas mulheres a tomar iniciativa em solicitar esses Serviços ou que sejam elas mesmas a decorar os espaços.
    Bonita selecção de Imagens!
    Bjs
    :)

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Desde já o meu agradecimento por todos os dias nos trazerem ambientes fantásticos que servem de inspiração.
    Sou da opinião que essa ideia de que a decoração é para as mulheres, cada vez é menos assim.
    No meu caso, comprei casa com a minha namorada há pouco tempo e estamos a iniciar o processo de obras e decoração.
    Como o nosso orçamento é limitado, não podemos contratar um profissional para nos ajudar, então tenho eu tentado estar o mais actualizado possível, conhecer alguns bons exemplos, (nesse aspecto o Branco às Riscas tem sido fantástico) ver tendências, etc. para que depois possa escolher com a minha namorada. No nosso caso, sou eu quem procura mais coisas, também porque se calhar, tenho mais necessidade e disponibilidade. Claro que as escolhas depois são feitas pelos dois, mas muitas vezes, ouça a minha namorada a lamentar-se dizendo: "Porquê que tu não és como o meu pai, que deixa que seja a minha mãe a escolher tudo"
    Um abraço!
    Tiago Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago, muito obrigada pelo seu comentário, que aliás gostei muito de ler! Acho que os homens desta geração são muito participativos na decoração da casa e considero isso muito positivo.
      Fico feliz que goste das nossas publicações e que estas vos inspirem!

      Eliminar
  7. Olá.
    Conheci este blog faz pouco tempo. Ando nestas andanças de blogs e Livros de decoração há muito.
    Os homens cada vez mais tomam a iniciativa e de dar a sua opinião a "tarefas" que antigamente eram unicamente femininas....
    Quero deixar aqui uma opinião pessoal. Os homens cada vez estão mais atrevidos e já gostam de cores vivas, de misturar cores alegres....e muito mais.... :)
    Parabéns pela v/escolha de imagens. Muito coordenadas.....
    Cumprimentos,
    PauloSaraiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo, muito obrigada pelo seu comentário, mas sobretudo por partilhar a sua opinião!
      Fico muito feliz por perceber que a atitude dos homens está a mudar no que se refere à decoraçao:) e que alguns não têm qualquer problema em o assumir!
      Cumprimentos...

      Eliminar