segunda-feira, 3 de março de 2014

Quartos de bebé

Olá a todos, espero que o vosso fim-de-semana tenha sido ótimo! 
Hoje acordei com a sensação de que o tempo voa, se dissipa como grãos de areia por entre os dedos... acordei nostálgica e a reflectir sobre a efemeridade dos dias... há um ano contemplava a minha barriguinha que crescia a cada dia, hoje festejo mais um mês da minha princesa, que já está tão crescida!

Talvez por essa razão, resolvi dedicar o post de hoje às futuras mamãs e papás de 2014, bem como àqueles que, já sendo papás, ainda se vêm a braços com o quarto dos seus rebentos por terminar.

A chegada de um bebé requer grandes preparativos, entre enxoval, carrinho, cadeira, quarto... há muito para decidir! Não se iludam que ainda falta muito tempo, pois ele voa mesmo e, quando derem por vós, já terão o vosso bebé nos braços:)

Lembro-me que comecei a projectar o quarto da minha princesa na mesma semana que soube da sua existência. Planeei ter o quarto pronto para o chá do bebé que idealizei oferecer às minhas amigas, porém, nada veio a cumprir-se... a minha bébé antecipou-se e nasceu cerca de um mês antes da data prevista... correu tudo bem! Conto-vos um pouco da minha história, não para vos assustar, de modo algum, mas apenas para vos demonstrar que há muitas variáveis, para não dizer a maioria, que estão fora da nossa esfera decisiva. Deste modo, aconselho-vos a planear atempada e tranquilamente o quarto dos vossos filhos, começem por esboçar a disposição que pretendem e vejam as opções de mobiliário disponíveis no mercado, tendo sempre em conta que a entrega demora algumas semanas.

A meu ver, um quarto de bebé deve ser, acima de tudo, funcional. São indispensáveis um confortável cadeirão de amamentação com uma mesa de apoio, uma zona de muda fraldas, da qual deverão conseguir aceder facilmente ao material de que necessitam (fraldas, toalhitas, compressas, soro, cremes) e à roupa do bebé, sem ter que o largar por um instante. Esta funcionalidade deve ser muito bem pensada antes da execução. Para além disso, é importante uma cómoda ou armário para a roupa do vosso bebé, a banheira (que pode ser inegrada na cómoda, no muda fraldas, ou simples) e, claro está o berço! Não se esqueçam de colocar iluminação pontual no quarto, para criar um ambiente mais tranquilo.

Estabelecido o projecto de disposição do quarto, há que passar à decoração. Como já devem ter percebido eu gosto de quartos à princesa, no entanto não tem que ser assim, não tem que ser rosa para menina e azul para menino! Claro que não...!! Há outras combinações de cores e estilos decorativos que ficam lindamente em quartos de bebé... E é isso mesmo que vos quero mostrar hoje.
Embora não haja regras, há limites... Por isso futuros papás tenham tento nessa criatividade e não coloquem nos quartos dos vossos filhos stickers e barrinhas pirosas, assim como certos desenhos animados... desculpem-me se firo a vossa susceptibilidade, mas os vossos filhos quando nascem necessitam de ambientes tranquilos e relaxantes semelhantes à vida intra-uterina, não são tábuas rasas, vêm dotados de reflexos, capacidades e memórias, mas uma coisa vos garanto, eles não conhecem a Kitty nem o Winnie the Pooh!!
Esse tipo de desenho animado pode ser integrado na decoração mais tarde, em pequenos acessórios, de acordo com a preferências dos vossos filhos, mas não deve ser tema para quarto de bebé.


Bem, deixo-vos com imagens de quartos de bebé, que constituem ótimas alternativas aos ambientes tradicionais, espero que gostem e se inspirem.





























O que acharam? Gostaram de algum em particular? Ou preferem as opções clássicas de rosa para menina e azul para menino?

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

4 comentários:

  1. São todos um encanto!!! Parabéns a vossa princesa.

    ResponderEliminar
  2. Que imagens tão lindas, os quartos são todos maravilhosos! Bjos :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei todos mas do que mais gostei foi o da sua princesa. Beijinhos
    J.B.

    ResponderEliminar
  4. Olá, parabéns pelas lindas inspirações e obrigada pelas suas visitas ao meu blog. Beijinhos. Evelyne.

    ResponderEliminar