terça-feira, 29 de abril de 2014

Peças Soltas...sofás

Olá a todos.

Estou de volta!!
Não que tivesse estado totalmente ausente, mas, de facto, não fui muito assídua nos últimos dias, entre umas pequenas férias, a Páscoa e o meu aniversário o tempo que me sobejou foi escasso!!

Hoje é um dia particularmente importante para fim, cumpre-se um ciclo e a partir de amanhã tudo será diferente... O último ano, como é do conhecimento de alguns de vós, foi repleto de emoções fortes, entre a angústia e a felicidade, vivemos dias muito intensos!

Volvido um ano, o saldo é muito positivo e já só persistem memórias dos momentos felizes, como o nascimento da minha princesa ou mesmo a criação deste blog!

Têm sido tempos fantásticos, mas amanhã é dia de regressar ao trabalho... É dia de deixar a princesa pela primeira vez (já sinto o coração apertadinho só de estar a escrever isto)... é melhor ficar por aqui!

Isto para vos dizer que de hoje em diante não prometo conseguir fazer posts diários, mas estarei sempre por cá... tentarei responder a todas as vossas questões, mas não com a celeridade que gostaria!

Confio que compreenderão e continuarão desse lado a alegrar os meus dias, tal como têm feito até aqui!
Dou por terminado o meu desabafo matinal e agora vamos lá, finalmente, à causa que nos une... a decoração!

Hoje falar-vos-ei de sofás, uma peça fundamental nas nossas casas, cuja escolha não é tão simples quanto possa parecer à partida.




Antes de adquirirmos um sofá, há que ter em conta:

- a dimensão da sala: o sofá deve ser proporcional ao tamanho da sala, não se pretende um sofá que pareça um comboio a atravessar a divisão e dificulte o colocação do restante mobiliário, nem um sofá demasiado pequeno sem qualquer destaque na sala.



- onde será colocado o sofá: encostado a uma parede, no meio da sala, em frente a uma janela... ? O sofá poderá delimitar o espaço entre a sala de estar e sala de jantar, deve estar posicionado de frente para a porta de entrada e não de costas. Colocar o sofá em frente a uma janela, poderá ser uma boa opção, desde que não comprometa a entrada de luz solar.



- quantas pessoas é necessário sentar regularmente: o sofá deverá sentar pelo menos as pessoas residentes em casa. Claro que este deve ser complementado com cadeirões, banquetas ou poufs que servirão para sentar as visitas.

- o tipo de utilização que é dado ao sofá: já vos confidenciei aqui que considero mais versátil a opção de um sofá com dois cadeirões em detrimento de um sofá com chaise long, porém, se gostam mesmo de estar refastelados a assistir a um filme, há composições bonitas deste tipo de sofá. Uma boa alternativa é optarem por uma otomana, que tanto tem função de mesa de centro como rapidamente se converte num confortável repousa pés!





- a cor pretendida: prefiram sempre cores neutras como os brancos, cinzas, taupes,  e adicicionem a cor através de almofadas.

- o material: entre a pele e o tecido é uma questão de preferência, porém a pele pode ser mais fria no inverno (nada que não se resolva com uma mantinha). Quanto ao tecido, escolham um de boa qualidade (não se esqueçam que se sentam no sofá quase todos os dias) e de fácil manutenção (lavável, sobretudo se tiverem crianças).

- o modelo: bem esta questão é para mim a mais importante, pois se obedecerem a todos os critérios e descurarem este, o resultado estético pode ficar muuuito comprometido!

Prefiram modelos simples e intemporais, como estes.




Claro que este modelo clássico (Chesterfield), também é uma aposta ganha!





Adicionem almofadas, lisas, com padrões, ou a mistura de ambas para adicionar cor e textura ao vosso sofá, disponham-nas simetricamente para um resultado mais harmoniosos ou aleatoriamente para um resultado mais descontraído e desfrutem do vosso sofá, da vossa sala, da vossa casa!

E já agora, quem se atreve a ser o quinquagésimo seguidor? É só clicar ali à direita!!


Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

8 comentários:

  1. Olá Liliana, já estava a sentir a sua falta... bem vinda :)
    A fase de deixar a fofinha no infantário é difícil mas como tudo adaptamo-nos :) é pior quando saem de casa (lol)
    Eu preciso de um sofá... e a acrescentar às questões que colocou tenho outro problema, eu adoro sofás com linhas direitas mas o meu mais que tudo é muito alto e precisa de um sofá alto... e normalmente os sofás mais altos têm curvas :( por isso ainda andamos em negociações... adoro os chesterfield também!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa, obrigada:)
      Bem, nesse caso sugiro um sofá de linhas direitas complementado por um cadeirão "orelhudo"! São altos, confortáveis e lindos!! Que lhe parece?
      Um beijinho, Liliana.

      Eliminar
  2. Olá Liliana! Antes de mais envio-lhe um xi-coração apertado: o momento em que temos de deixar pela primeira vez um filho é algo que dói, mas que tem de ser! E a sua pequenina certamente que fica bem entregue, e vai ver que a si também lhe vai fazer bem regressar às suas rotinas! Passei por isso, chorei - choramos- "baba e ranho", mas tudo faz parte... Agora, quanto a este post, mais uma vez fica a prova de que a Liliana está a fazer um bom trabalho neste blog! Bom conteúdo + boa escrita = bom blog! E o facto de a partir de agora não postar com tanta frequência, não vai afastar as suas leitoras, porque elas já estão conquistadas! Por mim, já faz parte dos "matutinos" de leitura obrigatória!!! Beijinho, Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigada minha querida :) São as leitoras como a Manuela, sempre assíduas e com uma palavra a dizer que me fazem acreditar que vale a pena continuar...
      O Branco às Riscas e todas/os vós já fazem parte da minha vida:)
      Um grande beijinho para si, Liliana.

      Eliminar
  3. Olá Liliana!
    Antes de mais espero que consigam adaptar-se bem a esta nova realidade que se avizinha e lembre-se que não é a super-mulher e que é natural haver dias menos bons. Depois disto dito, acho que vou cometer um no no da decoração. Ando a pensar comprar um novo sofá (com o máximo 1,60cm) e ficar com 2 sofás na sala. O meu sofá é um camel mas tenho andado com muitas dúvidas qual a cor que devo escolher para o outro.Que tal um post sobre isto?:)Beijinhos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário! Quanto ao tema sugerido, prometo debruçar-me sobre a questão e dedicar-lhe um post em breve:)
      Um beijinho, Liliana

      Eliminar
  4. Olá Liliana. Espero que o dia hoje tenha corrido bem. Também fui mãe há cerca de 1 mês e até me custa pensar no dia em que terei que deixar o meu filho o infantário.

    Gostei do post.

    Bj

    Alexandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, muito obrigada pelo seu comentário:) O dia correu bem e a partir de agora esta será a nossa realidade!
      Aproveite bem cada momento, pois o tempo é muito efémero!
      Um beijinho e felicidades:)

      Eliminar