quarta-feira, 9 de abril de 2014

Varandas para relaxar

Olá a todos!
Antes de mais, desculpem-me a ausência de ontem... Confesso que senti a vossa falta e que tentei dedicar-vos algum tempo, porém, deixei-me vencer por uma cefaleia que se intensificou ao final do dia.

Mas estou de volta e com baterias recarregadas!

O sol e as temperaturas dos últimos dias têm estado muitíssimo agradáveis e convidativos a momentos de descontracção no exterior, motivo pelo qual decidi indagar-vos sobre a existência de varandas aí por casa, sobre o usufruto que fazem delas e a forma como as decoram! Vá lá, contem-me tudo!

Bem sei que a grande maioria de vós habita em apartamentos com pequenas varandas, que muitas vezes ficam esquecidas e sub-aproveitadas. Contudo, não devem deixar-se dissuadir pelas supostas dimensões reduzias das vossas varandas, não reduzam a questão ao binómio espaços grandes versus espaços pequenos, encarem-nas antes como espaços com potencial para criar uma zona de relaxamento.

Muito embora, a varada da vossa casa possa não permitir a realização de um festa ou a recepção de amigos, comportará certamente uma chaise long onde poderão permanecer a descansar ou a ler numa tarde de Verão, ou ainda uma pequena mesa para um jantar a dois ou um café ao serão! Estou certa?

Se gostam de descontrair ao ar livre e têm uma varanda ou terraço:

- Comecem por observar o espaço que têm disponível, em seguida pensem no que mais gostariam de fazer na vossa varanda, ler, dormir uma sesta, tomar pequenas refeições...
 - Se o vosso espaço não permite contemplar uma zona de refeições e outra de descanso, optem pela que consideram prioritária!
- Escolham mobiliário simples e com dimensões proporcionais ao vosso espaço (lembrem-se que o mobiliário deve ser próprio para o exterior, sobretudo se não tiverem um local para o recolher no Inverno).
- Revistam o pavimento com deck de madeira ou relva artificial para maior conforto, poderão igualmente colocar um tapete.
- Abusem das almofadas na decoração e optem por cores alegres que apelem ao Verão
- Coloquem lanternas ou porta-velas, e utilizem-nas como iluminação à noite, além de economizarem energia, proporcionam um ambiente intimista e acolhedor.
- Contemplem vasos com plantas e flores para recriarem um ambiente de jardim, se o espaço for reduzido, façam-no verticalmente, aproveitando as paredes disponíveis. Caso não tenham muito jeito ou tempo para jardinar, optem por plantas artificiais (buxos, por exemplo) ou de fraca manutenção.
- Sejam criativos e arrojados, adicionem à vossa decoração elementos inesperados no exterior como quadros, espelhos, papel de parede, um relógio de parede, um lustre antigo... aquilo que vos aprouver e vos fizer ficar na varanda ao invés de numa esplanada qualquer!

Espreitem as imagens que se seguem e inspirem-se pois é tempo de começar a preparar as varandas para verdadeiros momentos de chill out!



































Gostaram? De alguma em particular?
Costumam usar as vossas varandas? Vão reconsiderar e criar um cantinho especial para este Verão?

Eu vou começar a preparar o meu terraço, prometo que um dia destes vos deixo espreitar!

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

3 comentários:

  1. Quero que as marquises do meu apartamento se transformem em bonitas varandas, espaçosas e com solinho como estas! Mas não tenho sorte nenhuma, nem varandas nem sol bom e maravilhoso.
    Beijinhos da Ana Cristina ;)

    ResponderEliminar
  2. Adorei todas as varandas, aqui em casa não faltam para decorar. Obrigada pelas ideias! Beijinhos
    J.B.

    ResponderEliminar
  3. eu gostei de quase todas, não sou capaz de eleger, assim de repente, a minha preferida. tenho uma varanda e um terraço que estão à espera de uma decisão nossa. já não tarda. ideias aqui, são muitas e boas.vamos ver como vão ficar. :)

    ResponderEliminar