terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Decorar a casa...: Hall de entrada

Olá a todos, curiosamente, ontem, um leitor do blogue deixou um comentário no qual pedia sugestões para a decoração do hall de entrada. Digo curiosamente, porque de facto, era o post que tinha pensado para hoje, isto é que é sentido de oportunidade! Espero conseguir ajudar, quer este leitor, quer outros de vós que se encontrem em situação idêntica.
A minha intenção é percorrer toda a casa, abordando aspetos fundamentais a considerar na decoração de cada divisão, trazendo, simultaneamente, ideias e sugestões, sempre acompanhadas de imagens ilustrativas. Que vos parece?
Abro a porta desta casa, façam o favor de entrar!… Eis o hall!



Em primeiro lugar, e à semelhança do vos disse ontem aqui sobre corredores, a decoração do hall de entrada não deve ser descurada simplesmente por ser uma divisão de passagem ou por ter dimensões pouco generosas. O hall é o espaço que vos recebe sempre que chegam a casa, é ele que vos diz “relaxa, estás finalmente em casa!”, o que é tão bom de “ouvir”, sobretudo no final de um dia extenuante de trabalho. Posto isto, é importante que o vosso hall seja convidativo, simpático, confortável, sem contudo, esquecer a funcionalidade.
Além do mais, o hall deve refletir a vossa personalidade, os vossos gostos, deve ser a antevisão do que vamos encontrar no resto da casa. Se há coisa que não me agrada é uma casa cuja decoração não tem qualquer fio condutor, onde as divisões nada têm de comum umas com as outras. A meu ver não faz sentido, a casa deve ter um estilo que se repercuta numa cor, num padrão, nos materiais utilizados, deve ter o tal fio condutor, que se inicia precisamente no hall de entrada.
Primeiramente, revistam as paredes, quer seja com papel de parede, lambrim ou outro material, quer seja apenas com pintura, mas por favor atentem às cores escolhidas, a meu ver devem ser claras e neutras, de modo a criar a ilusão de maior amplitude do espaço. A cor, essa deve ser usada nos acessórios.
Por falar em acessórios, pensem lá, o que fazem assim que chegam a casa? Pousam as chaves, a mala ou a pasta, tiram casacos e chapéus, descalçam os sapatos… feito este raciocínio já é meio caminho para perceberem quais as peças indispensáveis a esta divisão da casa.
Para começar precisam de uma consola, móvel aparador ou sapateira (caso não tenham outro local onde guardar os sapatos). Há de diversos estilos e materiais, tudo depende do vosso gosto, poderão, inclusivamente, reciclar um móvel antigo pintando-o de uma outra cor, por vezes é o suficiente para dar nova vida a esta divisão.
Por cima da consola poderão optar por colocar um espelho, quadro, ou uma combinação de molduras com imagens ou fotografias de família ou viagens, será a personalização do vosso hall. Caso optem pelo espelho poderão incluir uma ou mais molduras com fotos na decoração da consola, propriamente dita.
Adicionalmente, considero importante incluir no hall, banquetas, cadeiras ou cadeirões, consoante o vosso gosto ou espaço, pois além de elementos visualmente interessantes são ótimos para nos sentarmos a calçar ou descalçar os sapatos ou pousarmos a mala quando chegamos a casa. Um cabide é igualmente fundamental para pendurar casacos, mas cuidado com as opções, escolham uma peça de design criativo, caso contrário optem por um que seja discreto.
A iluminação é outro aspeto essencial desta divisão, além da iluminação geral, quase sempre de teto, devem privilegiar a iluminação pontual, colocando um candeeiro, ou dois, se gostarem de simetrias, em cima da vossa consola. Esta luz confere conforto ao espaço, e é suficiente para iluminação de passagem, já para não falar no efeito estético oferecido pelos candeeiros.
Para adicionar conforto, não se esqueçam do tapete! Se a vossa decoração for muito neutra poderão optar por um tapete com padrão para criar dinâmica, se não, um tapete liso de tons claros será certamente uma boa aposta.
Por fim, há que compor a decoração do vosso móvel de apoio, as opções são várias, mais uma vez depende do gosto e da criatividade de cada um. No meu ponto de vista, acessórios como velas, jarras com flores, molduras, lanternas e livros, raramente nos deixam ficar mal. Caso o vosso móvel não tenha gaveta, incluam uma bandeja ou taça “despeja bolsos” para colocarem as chaves, moedas, óculos…
De referir ainda que, caso o vosso hall seja open space para a sala devem colocar um biombo, não daqueles biombos tradicionais, claro está, mas sim um bimbo feito à medida, com um padrão que se coadune com a restante decoração, de modo a delimitar os dois espaços, mantendo a passagem de luz natural.
Os dados estão lançados, agora é convosco, sejam criativos e inspirem-se nas imagens que se seguem.

































Espero que tenham gostado, caso pretendam um aconselhamento mais personalizado contactem o Branco às Riscas, enviem questões e fotos das vossas divisões para brancoasriscas.homedesign@gmail.com.

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

3 comentários:

  1. Um bom artigo! Gostei! Posso dar uma sugestão? Devia aumentar o tamanho das fotografias... As imagens são muito boas e ficavam muito mais apelativas! Manuela (cemmanias.blogspot.com)

    ResponderEliminar
  2. Olá,
    Indiquei o seu Blog na TAG:
    http://silviahomedecor.blogspot.pt/
    Fico a guardar as respostas!
    :)

    ResponderEliminar