Olá a todos, ultimamente tenho sentido um crescente desejo de mudar a minha cozinha, torná-la mais branquinha, mais clean, mas não é sobre isso que vos quero falar hoje, isso é matéria para outro post! A verdade é que esse desejo não veio só, despoletou em mim o interesse pelo mármore de Carrara! Já ouviram falar?
É um tipo de mármore branco com veios em cinza e, como o próprio nome sugere, é oriundo da cidade de Carrara sita na província Toscana, em Itália.
Este tipo de mármore, ganhou notoriedade na Roma Antiga, aquando da sua utilização para construir o Panteão. Durante a época renascentista, foi igualmente utilizado na criação de diversas obras de arte, entre as quais se destaca a escultura "David" de Michelangelo, esculpida numa peça única de mármore Carrara.
Atualmente este mármore nobre é exportado para todo o mundo, sendo utilizado em obras arquitetónicas e na decoração de espaços que se pretendem luxuosos.
Quanto a mim, adoro vê-lo em cozinhas, lavabos, a revestir pavimentos e paredes, em acessórios decorativos, e por aí fora...
Se bem me lembro, em criança sonhava com uma mansão com uma escadaria toda em mármore, não sei se a inspiração era palaciana ou das mansões das telenovelas brasileiras da época, mas lá que sonhava, sonhava... e em grande. Agora sei que o tal mármore se chama Carrara, e trocava a escadaria por uma bancada de cozinha! Vejam o quão humilde me tornei com o passar dos anos!
Mas vamos ao que interessa, ver como este senhor se comporta no terreno.
Ei-lo então em:
Cozinhas
(fica ou não um mimo? Torna o espaço tão claro, tão clean... exatamente como eu gosto!)
Lavabos
Paredes, pisos e lareiras
Escadarias
Peças decorativas
Adoro a mesa tulipa, então nesta versão com tampo em mármore de Carrara... já estou a suspirar!!
Também adoro vê-lo na base do candeeiro, como tenho um destes, é o unico vestígio de mármore de Carrara que reside cá em casa... por enquanto!
De salientar que a utilização deste mármore em cozinhas e lavabos requer alguns cuidados, como de resto acontece com a maioria das pedras, pois produtos muito abrasivos poderão danificar a camada protetora e alterar o seu brilho. Assim, a limpeza regular deve ser feita com um detergente neutro e periodicamente deve passar-se uma cera natural a fim de lhe restaurar o brilho.
Então gostaram? Onde preferem vê-lo? Gostavam de tê-lo em vossas casas? Vá lá, percam a timidez e partilhem as vossas opiniões.
Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.
Não podia ter encontrado o teu blog em melhor altura! Vou agora partir parede, chão, janelas, TUDO! E fazer uma casa nova! Vou ver todos os teus posts para me inspirar! :) Obrigada!
ResponderEliminarcelebratinglifebyana.blogspot.pt
Olá Ana, que bom, renovar uma casa é otimo, sobretudo quando se pode partir tudo e ficar com uma tela em branco cheia de potencialidades! Espero que encontre aqui inspiração! E se tiver alguma dúvida em concreto envie-me um e-mail para brancoasriscas.homedesign@gmail.com.
ResponderEliminarBeijinhos...
Olá! Aqui está mais uma publicação com tamanho, peso e medida:) Conheci este material através de um trabalho da decoradora Ana Antunes. É magnifico! Um abraço, Manuela
ResponderEliminarAdoro a decoração mais clean. E gostei imenso das imagens que partilhaste. Não conhecia esse mármore.
ResponderEliminarUm beijinho *
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/