quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Decorar a casa: começar pelo princípio...




Decorar a nossa casa é sempre um momento de grande entusiasmo, porém aquele espaço que se pretende tão nosso e tão especial pode ficar comprometido se não tivermos em mente alguns princípios básicos.
Hoje deixo aqui dicas fundamentais não só para aqueles que estão a começar a decorar uma casa mas também para quem pretende apenas remodelar uma divisão lá de casa.

Há que começar pelo princípio…
Bem sei que quando iniciamos um projeto queremos ver o resultado final rapidamente, somos muito imediatistas e esse é o nosso maior ponto fraco… como se diz por aí “a pressa é inimiga da perfeição!”
Deste modo enumero alguns passos que não devemos ignorar, valerá a pena!

1. Procurar inspiração: comecem por pesquisar na internet, em livros ou revistas de decoração; retirem ideias de filmes, de obras de arte, de moda… Guardem as imagens que compilaram e identifiquem cores, padrões e objectos que vos cativaram!

2. Definir o seu estilo: o que predomina nas imagens que vos inspiraram? Estilo clássico, moderno, minimalista, clean, romântico, uma mistura de estilos?

3.Decidir que utilização dar aquele espaço: reflitam sobre o vosso estilo de vida, o que faz mesmo falta na divisão? Não se esqueçam que as casas além de bonitas devem ser funcionais, são para vivermos nelas não apenas para serem contempladas! Por exemplo, ao decorar uma sala de estar devemos questionar: quantas pessoas é necessário sentar regularmente? A sala é para ver televisão, conversar em família ou entre amigos, ou ambos? Costuma trabalhar na sala? Há crianças em casa? Animais? Gosta de se esticar no sofá? Gosta de ler? Bem, poderíamos ficar aqui todo o dia… o importante é que a vossa casa se adapte à vossa vida!

4.Fazer um levantamento do espólio existente: quem está a começar do zero, pode saltar este ponto!! Mas quem não está não pode simplesmente deitar fora as peças em que já investiu e que, em muitos casos, são as peças de uma vida. Assim, recomendo que façam um levantamento de tudo o quem têm na divisão, se puderem tirem fotos (ver as peças isoladamente permite-nos ter outra visão) e depois separem-nas por categorias, as que são para manter, as que são para reciclar (pintar, estofar), as que são para vender e as que são mesmo para deitar fora!
5.Traçar o projeto: façam dois ou três esboços do projeto tendo em conta a funcionalidade do espaço e definam qual se adapta melhor às vossas necessidades.
Definam as peças fundamentais, as cores a utilizar, os tecidos…




6.Elaborar o orçamento: a parte chata chegou… chama-se budget e é capaz de arruinar o melhor dos projetos… mas não desanimem… por um lado há as soluções low cost! Por outro lado se souberem investir nas peças certas, não terão que comprar novas durante muito tempo (dedicarei muitos outros posts  às “peças certas”, fiquem atentos!). Neste momento há que definir quanto se pode gastar e há que elaborar a lista de compras (mas não se precipitem, explorem bem o mercado e tentem encontrar os melhores preços). Quando o orçamento supera o montante disponível, há dois caminhos possíveis: ou se é impaciente, pretendendo mesmo assim, decorar o espaço de uma só vez , o que implica adquirir peças mais económicas, ou se opta por uma decoração faseada, adquirindo primeiramente as peças major e completando a decoração ao longo do tempo!  Embora seja uma questão pessoal, considero a segunda opção mais vantajosa, pois comprar peças “ que fazem o mesmo efeito”  ou “para remediar” em regra significa que nunca ficaremos satisfeitos com o resultado e que acabaremos por ter que comprar a peça original, ou seja gastamos a dobrar!


7.Elaborar uma lista de tarefas: agendar com o pintor ou empreiteiro, encomendar tecidos, encomendar móveis…
8.Mãos à obra!!

Desculpem-me a extensão do texto, mas tinha que ser… e ainda ficou tanto por dizer!
Espero que tenham gostado e que vos seja útil!

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas… passem por cá.







2 comentários:

  1. Ola branco as riscas. Achei muito interessante esta forma de repensar a decoração da nossa casa. De facto, com um bom planeamento penso que conseguimos poupar espaço, tempo e sobretudo dinheiro, ao mesmo tempo que tornamos a nossa casa uma expressão de nós mesmos. Obrigada pelas dicas... e parabéns! Ana L.

    ResponderEliminar