quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Peças Soltas...:Cortinas



Olá a todos, hoje dou início a uma rubrica aqui no blogue intitulada “Peças Soltas”. Nesta rubrica irei falar exatamente de peças importantes na decoração de uma casa, sejam elas fundamentais ou apenas o detalhe que poderá marcar a diferença!

Para começar vou falar-vos de cortinas, sim, sim…! Cortinas!

O que é que acham? São uma peça fundamental ou acessória na decoração de uma casa?
A meu ver, fundamentalíssima!
Quando pensarem na decoração da vossa casa ou de uma divisão apenas, não remetam as cortinas para segundo plano, please!! Não as deixem para último lugar, pois as cortinas requerem algum investimento e na fase final, com o orçamento mais apertadinho, vão acabar por comprar umas cortinas baratinhas que podem deitar por terra a vosso magnífico trabalho de decoração.

Vamos por partes:
Em primeiro lugar, as cortinas, além de conferirem privacidade são o elemento que dá textura ao espaço, são o detalhe que acrescenta conforto. Assim sendo, devem ser adquiridas na fase inicial da decoração a par de outras peças essenciais como a cama ou o sofá.
Dada a importância das cortinas no resultado final de um projeto, há que ter em mente que umas cortinas de boa qualidade, com um tecido durável e intemporal requerem algum investimento! De facto, o tecido, a confeção e os acessórios podem ser dispendiosos, sobretudo para uma casa inteira. Se o orçamento for reduzido privilegiem a sala e o quarto, pois são as divisões onde passamos mais tempo a descansar e que requerem maior conforto.

Quanto ao tecido e cor a escolher para as cortinas, é uma questão de gosto pessoal, porém com alguns limites!
Meus caros leitores esqueçam, por favor, a cortina a fazer um contrastezinho com a parede ou com o sofá! As cortinas NÃO são para sobressair no espaço, NÃO! As cortinas são para se fundirem, para se homogeneizarem com as paredes e restante decoração, só assim criarão harmonia e conforto. A cor deve pois ser clara, permitindo a entrada de luz natural durante o dia e o tecido deve ter uma opacidade bastante para criar privacidade. Em regra, os tecidos à base de linho são uma boa aposta, quer pela sua qualidade quer por se adaptarem bem a qualquer estilo decorativo.

No que respeita à colocação das cortinas é muito importante, quer seja em varão, quer seja em calha, que estas sejam colocadas desde o teto e NUNCA só um bocadinho acima da janela, acreditem que este pormenor faz toda a diferença.
Se tiverem mais do que uma janela no mesmo espaço as cortinas devem ser todas iguais, se as janelas forem na mesma parede poderão, inclusivamente, colocar uma cortina só ao longo de toda a parede. Esta solução é ótima sobretudo para ocultar janelas descentradas, além de que se cria a ilusão de uma parede maior.

 Em suma, as cortinas poderão ser o detalhe de luxo em vossas casas e por vezes as mais simples são as que acrescentam mais valor! Não se esqueçam, pensem nas cortinas logo na fase inicial pois a decoração de uma casa nunca estará acabada se as janelas estiverem despidas, mesmo que através delas vos chegue a melhor das paisagens… 

Espero que tenham gostado e que vos seja útil!
Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas… passem por cá.

2 comentários:

  1. Ola Branco as Riscas. Concordo inteiramente com a ideia de que as cortinas são uma peça fundamental em nossas casa. E a não ser que se more numa colina de Los Angeles, numa aldeia isolada nos Andes, ou num templo no Tibete... as cortinas fazem todo o sentido para manter a nossa privacidade e dar um ar mais acolhedor a casa. Sim, sim, cortinas, cortinas e mais cortinas...e de preferências...bonitas ;) Ana L.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que escreveu, já vi que este Branco às riscas entende do assunto:)

    ResponderEliminar