quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mito ou realidade?

Olá a todos, hoje lanço aqui uma questão e quero saber a vossa opinião sobre o assunto!
Certamente grande parte de vós pensa, ou conhece alguém que está sempre a dizer, que quem compra os móveis no Ikea acaba com as casas todas iguais. Será verdade? Ou apenas um mito?
A meu ver, depende! Depende do que se compra, da decoração do espaço onde se inserem as peças e das adaptações que se façam às mesmas.
Não defendo (mas respeito quem defende) uma decoração exclusivamente by Ikea, mas considero que algumas peças se integram muito bem em qualquer estilo de decoração, além de que podem ser personalizadas. É da combinação (certa) de peças diferentes que se criam ambientes ricos e repletos de estilo.
Atentem que eu não estou a propagandear os móveis do Ikea em detrimento do que se produz em Portugal, não é nada disso, até porque eu sou defensora de consumirmos o que é “nosso” e diga-se, a este respeito, que o nosso país tem uma indústria de mobiliário de grande qualidade, por vezes o design é que deixa um pouquinho a desejar… mas isso é outra matéria.
Porém, o cenário de crise económica em que vivemos não deixa margem para grandes compras de mobiliário nacional, por um lado, por outro parece que quanto mais nos “tiram” mais aguçam o nosso desejo de viver bem… precisamos de uma compensação, não é verdade?
Ora se a dúvida reside entre comprar móveis do Ikea ou não comprar nada e continuarmos a viver desanimados nas nossas casas, então, imperativamente escolho a primeira hipótese e compro o móvel Ikea!
Então e agora? Ficamos todos com cómodas ou aparadores iguais?
Isso agora só depende de vós! Vejamos as transformações que podem ser feitas.




 Esta cómoda pode ficar assim:






Esta também pode ficar com outra cara:




Esta também:





Mas há mais, vejam algumas possibilidades:


















E então, entusiasmados? Uma bricolage destas poderá ser uma boa forma de se entreterem no fim-de-semana que aí vem e se adivinha cinzento!

Para finalizar, mostro-vos a minha transformação favorita, é a cereja no topo do bolo!




Linda, não acham? Uma ótima solução para o hall de entrada, além de ser visualmente interessante, é funcional, podemos sentar-nos e ainda tem arrumação para malas ou sapatos.
Não é difícil de fazer,compram esta estante:



Forram uma placa de mdf a tecido:


Forram outra placa para o assento, tem que ser acolchoada com esponja, obviamente:



E cá está ela:



Escolham um tecido num padrão que gostem e criem uma peça original.
Este padrão não sendo feio, não é o melhor exemplo, se fosse um branco às riscas ficava bem melhor! Concordam?
Desejo concedido!



Em suma, considero que ter uma peça ou outra do Ikea não faz mal a ninguém, antes pelo contrário, há é que saber escolher e fazer adaptações ao nosso estilo. Em vez de peças iguais podemos ter peças originais e exclusivas!
Que vos parece, mito ou realidade?

Obrigada pela visita de hoje.

Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

4 comentários:

  1. Gostamos muito, tem umas ideias fantásticas. As ultimas duas imagens eram mesmo apropriadas para a minha casa. Bjo

    ResponderEliminar
  2. Há transformações absolutamente avassaladoras! A meu ver, é isso que o IKEA tem que os outros não têm, portugueses ou de outra qualquer nacionalidade. A marca IKEA e os seus produtos são sinónimos de faça você mesmo com muita qualidade e sentido de design. Por outras palavras, são peças versáteis a um preço muito baixo. As lojas portuguesas ainda vivem no paradigma do século passado de mobiliário para toda a vida.

    Obrigado pelas dicas! =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, obrigada pelo seu comentário.
      De facto é isso mesmo, o IKEA tem produtos com design simples, mas funcional, acessíveis a todas as bolsas e passíveis de serem transformados. Não será por acaso que o nivel de vida na Suécia é superior ao nosso!
      Um beijinho...

      Eliminar
  3. Excelentes ideias para personalizar os móveis!
    É tão mais interessante tornar um móvel único.
    Obrigada pelas imagens :)
    Teresa

    ResponderEliminar