terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sala de Estar

Olá a todos, hoje vou falar-vos sobre a decoração da sala de estar. Esta divisão é provavelmente a mais social da casa e, por isso, aquela a que normalmente dedicamos mais atenção no que respeita a decoração. Efetivamente, a maioria dos nossos momentos de lazer e descanso são passados na sala de estar.  É o espaço onde a família se reúne, onde recebemos os amigos, onde relaxamos ao final do dia, quer a assistir a programas de televisão, quer a ler um livro, é o espaço onde por vezes fazemos pequenas refeições ou trabalhamos.
São inúmeras as atividades que fazemos na sala de estar! Já pensaram nisso? Toda a ação se desenrola nesta divisão, que se assume como a alma da casa.
Antes de encetarmos um projeto de decoração devemos refletir sobre o nosso estilo de vida, sobre o uso que pretendemos fazer da sala, de modo a definir as áreas a contemplar na sala, a melhor forma de a dispor, as peças fundamentais…
Nalgumas salas a dimensão permite ter zonas multimédia e de estar distintas, contudo, na maioria das casas portuguesas essa área é comum, sendo que a disposição da sala, regra geral, nasce em função da televisão. Há salas nas quais é possível contemplar uma zona de leitura, com uma bela chaise long e um candeeiro, outras em que é necessário integrar uma zona de trabalho… Enfim, as possibilidades são imensas, dependendo de cada casa, de cada família e da vivência de cada um.
No entanto, há peças que são essenciais em qualquer sala e a sua escolha deve ser criteriosa e ponderada para não comprometer o resultado ou dar aso a arrependimentos tardios. Refiro-me indubitavelmente ao sofá, ao tapete, aos cortinados, à mesa de centro, ao móvel de suporte aos aparelhos multimédia, entre outas peças que requerem um grande investimento e desempenham papéis de destaque nesta divisão.
Atentem bem nas cores e nas dimensões das peças bem como na proporcionalidade entre elas. O sofá é provavelmente a escolha mais difícil, porém, se escolherem uma cor neutra como um branco, cinza ou taupe, não correm grandes riscos e facilmente conseguem compor a sala. A meu ver, colocar um sofá e dois cadeirões, ou dois sofás, é uma opção mais versátil do que um sofá com chaise long, mas é uma questão de gosto e sei que esta é a opção de muitos de vós. Aceito! Agora conjuntinhos de sofá e dois maples, não dá! É que não há sala que se componha… mas isto é matéria para outro post!
A mesa de centro também é muito importante, eu adoro mesas grandes pelo impacto que causam, porém esta não deve ser desproporcional em relação ao sofá. Uma otomana é uma boa opção, já que alia estética e funcionalidade, permitindo mais lugares sentados quando necessário.
A escolha do tapete é igualmente importante, podem optar entre lisos ou com padrão, mas tenham muita atenção às dimensões deste, o resultado de um tapete pequeno pode ser mais desastroso do que a sua ausência … mais matéria para outro post!
Quanto às cortinas, já sabem que são muito importantes para o conforto da divisão, devem ser claras e harmonizar o espaço, mas sobre este tema já falámos aqui.
O móvel de apoio à multimédia, independentemente do vosso estilo decorativo deve ser capaz de ocultar tudo o que sejam leitores, boxes, cabos, enfim… a parafernália não fica bonita à vista!
Outro aspeto igualmente importante é a iluminação da sala de estar. Para além da iluminação geral, normalmente de teto, há que contemplar a iluminação pontual que oferece conforto extra ao espaço, como são candeeiros de apoio à leitura, para assistir televisão ou mesmo candeeiros que enfocam obras de arte.
Apesar de não parecer, estou a tentar abreviar, pois este tema é infindável! Escolhidos os objetos fundamentais, há que adornar a sala com almofadas, flores, velas, quadros, obras de arte… tudo o que a vossa imaginação, carteira  e bom gosto permitirem… em caso de dúvidas, aconselhem-se com um profissional!

Por agora fiquem com uma seleção de imagens inspiradoras.


























Alguma favorita?

Têm questões ou sugestões? Já sabem enviem um e-mail para brancoasriscas.homedesign@gmail.com.
E já agora relembro os mais distraídos que se encontra a decorrer o passatempo para ganhar uma mint julep cup. Basta serem seguidores do blogue e deixarem um comentário, mas vejam o post de ontem onde explico tudo.

Obrigada pela visita de hoje.

Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

1 comentário:

  1. Olá :)
    O sofá branco é sem duvida a minha escolha... mas confesso que na decoracão certa gosto de ver uma cor atrevida :)
    De todas as bonitas imagens que mostrou os olhos focaram sempre na predominância do branco :) Tendências!
    Fico à espera de mais :)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar