quinta-feira, 1 de maio de 2014

Lareiras, sim ou não?

Olá a todos.

Desejo-vos um ótimo feriado, mais uma vez! Já repararam que nas últimas três semanas temos tido sempre um feriadinho? Será que isto cria habituação?

Antes de me debruçar sobre o tema de hoje, quero agradecer, mais uma vez, todos as mensagens de apoio que recebi acerca do meu regresso ao trabalho! Muito obrigada!

E já agora, querem saber como foi? Foi bom... mas o momento do dia aconteceu quando regressei a casa e a minha princesa, apesar de muito feliz, se abraçou a mim como quem diz "ainda bem que voltaste mamã"... pelo menos assim interpretei!!

Bem, deixemo-nos destas coisas e vamos lá ao tema de hoje!

Lareiras: sim ou não?

Eu sei que está um dia maravilhoso lá fora e ninguém quer saber de lareiras hoje, mas meus caros se há por aí quem tenha que tomar decisões relativas a lareiras, presumo que seja tempo de o fazer. Construir ou não, demolir ou não, remodelar ou não, são escolhas que devem ser feitas atempadamente e não quando o frio regressar, certo?

Posto isto, vamos lá saber qual a vossa relação com lareiras? Têm? Gostam? Utilizam?

Quanto a mim digo-vos que se a lareira for bem pensada, integrada e executada constitui, à parte da sua funcionalidade, um elemento arquitectónico muito interessante, acrescentando textura e dinâmica à sala.










Já para não falar na sensação de conforto, até mesmo visual, que uma lareira acesa proporciona!



Vejamos, porém, as questões práticas. 

Quantas vezes acendemos a lareira? Por mim falo, tenho lareira na sala, mas confesso que a acendo uma ou duas vezes por ano, na época do Natal, simplesmente porque gosto do ambiente que recria. No restante Inverno, não é funcional chegar a casa ao fim do dia, trazer lenha, acender a lareira... para além de que é inevitável o odor do fumo a entranhar-se nos sofás e cortinas, por mais cuidados que se tenham.

Por outro lado, há quem tenha lareira não por opção mas simplemente porque adquiriu uma casa que já contemplava lareira. Em muitos casos, as lareiras são verdadeiros monos, colocadas aleatorimanete numa parede ou canto da sala, sem qualquer preocupação estética, que mais não fazem se não ocupar espaço e comprometer a distribuição do mobiliário.





Assim sendo, por mais que goste de lareiras, se não as utilizam como fonte de aquecimento, se nada acrescentam esteticamente à vossa divisão e ainda "roubam" espaço útil, então não se coíbam de demolir a lareira e potenciar a vossa sala.

Se a questão for simplesmente estética, então uma remodelação para a tornar mais contemporânea será, certamente, uma mais valia.

E os meus caros leitores, o que pensam sobre o assunto? Sem inibições, mesmo que pensem de forma oposta, partilhem!

Quero saber tudo! Lareiras, sim ou não?

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.

6 comentários:

  1. Oh Liliana, eu gosto dos seus artigos! Eu tenho uma lareira feia que considero um mono e ainda não descobri como tirar partido dela. Por todas as razoes que disse eu não a uso. Uma vez no Natal ou no Ano Novo, apenas pelo conforto visual... Tenho tanta vontade de a deitar abaixo, para aproveitar o espaco... mas só de pensar no lixo... :( Alguma ideia para a transformar nalguma coisa bonita???
    Beijinho e bom feriado :) São tão bons...
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Nós gostamos de lareiras, ficam bem numa sala de estar ou mesmo de jantar. Proporcionam um ambiente acolhedor. Em nossa casa não temos lareira, em casa dos nossos pais há uma lareira, mas nunca a acendemos, por incrível que pareça.
    Bj*

    ResponderEliminar
  3. Eu uso a minha todos os dias no Inverno, por isso para mim é um sim. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá! Eu tenho uma lareira num canto, feia e já queimada, mas usamos-la muito no inverno e eu gosto, mas gostava muito de a poder transformar, de alguma forma dar-lhe um ar mais moderno sem as pedras que tem e das quais nunca gostei, mas não sei que fazer. Terá algumas sugestões?

    ResponderEliminar
  5. Olá! Também tenho uma lareira que não é muito feia... com recuperador de calor. O que acontece é que nunca a usei. Sempre que penso nisso vem -me à ideia o fumo versus cheiro que iria ficar pla casa toda incluindo cortinados. Já pensei numa maneira de a actualizar pois é uma daquelas de canto que ocupa um espaço enorme e precioso. A actualização que mais me faz sentido seria parti- la à marreta!! Dou comigo muitas vezes a culpá-la por não conseguir dar uma disposição aos móveis que me agrade e a conseguir aquele ambiente. Por outro lado o pó, a despesa que daria livrar-me dela deve ser maior que a própria! Fico a aguardar por sugestões!

    ResponderEliminar
  6. gostava muito de ver sugestoes para as tais lareiras de canto "feias" como por exemplo endireitar a parede etc

    ResponderEliminar